sexta-feira, 22 de abril de 2016

Faça em Casa seu Rádio Galena

Radio galena

Componentes e Materiais para a construção do radio galena:
Base de madeira de 25cm x 25cm
Canudo ou tubo de plástico, papelão, PVC ou qualquer material isolante, de 15 centímetros de comprimento por 3 centímetros de diâmetro.
45 metros de fio de cobre esmaltado, qualquer espessura.
Fone de ouvido simples, desses que acompanham pequenos rádios de pilha, o ideal são os fones de cristal.
1 capacitores de cerâmica de 250 pF
1 capacitores de cerâmica de 100 pF
1 diodo de germânio 1N60 ou equivalente
15 percevejos metálicos
Fita adesiva
Lixa fina

Antena
Na construção da antena é recomendável utilizar aproximadamente 20m de fio bem esticado, que deve estar a pelo menos 3 metros acimas das construções árvores, nas extremidades da antena deve ter isolantes, que podem der feitos de cano de PVC. Em uma das extremidades da antena deve ser lixada e conectada a uma das extremidades da bobina.
Bobina
A bobina é construira enrolando-se 100 voltas de fio de cobre esmaltado (28 ou 30 AWG) no tubo isolante, , o enrrolamento do fio devem ficar bem encostadas um nos outros, sem superposição. A primeira e a última volta devem ser presas ao tubo com fita adesiva, deixando-se uma sobra de 20cm de fio em cada extremidade. Para tirar o esmalte do fio, lixam-se as pontas ou use um isqueiro para limpa-las. Lixe também cerca de l cm de largura ao longo de todo o comprimento da bobina, pois essa faixa servirá para fazer contato elétrico, variando-se o número de voltas conectadas ao restante do receptor, esse ítem vai fazer a mudança freqüência , ou seja, a sintonia.
Terra
A ligação com a terra pode ser feita através do encanamento da sua casa, caso seja metálico, ou através de um pedaço de ferro enfiado no chão. O capacitor de 250 pF deve ser colocado em paralelo com a bobina e um dos seus terminais deve ser ligado à terra.
A extremidade livre desse fio deve ser encostada na parte lixada do enrolamento, podendo percorrer de ponta a ponta, esse fio é chamado cursor. Com isso, pode-se introduzir no circuito um número variável de voltas da bobina, variando também a impedância e a freqüência.
Já o diodo deve ter conectado entre os capacitores como é mostrado na figura, o capacitor de 100 pF deve ter um terminal conectado ao diodo e fone, e o outro à terra. As conexões devem ser fixadas na base de madeira através dos percevejos, exceto a extremidade livre , o cursor da bobina, que poderá ser presa ao enrolamento por um pedaço de fita adesiva.
Coloque o fone no ouvido e percorra lenta e cuidadosamente com o cursor a parte lixada do enrolamento da bobina, procurando sintonizar uma estação de onda média local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário